LOGIN AVA

Educação Disruptiva: quais são as vantagens?

Data de publicação: 14/03/2024

Ampliar as possibilidades de ensino com o intuito de melhorar o aprendizado e apresentar soluções eficientes promove adotar, por exemplo, a educação disruptiva.

Nesse sentido, vamos explicar como funciona essa abordagem e quais benefícios ela pode trazer para o ambiente escolar.

O que é Educação Disruptiva?

Para adentar no sentido da educação disruptiva, podemos começar pelo significado da palavra disruptivo:

“Que provoca ou pode causar disrupção; que acaba por interromper o seguimento normal de um processo; interruptivo, suspensivo. Que tem capacidade para romper ou alterar; que rompe.”

Por isso, essa abordagem propõe uma quebra do ensino tradicional para adaptar as escolas às novas demandas do século XXI, como, por exemplo, inovação tecnológica.

Portanto, é uma abordagem que busca aprimorar o aprendizado usando tecnologia para promover um ensino mais adequado ao perfil deste aluno que já nasce neste meio tecnológico.

No entanto, quando falamos em aplicar a tecnologia nas escolas, pode ocorrer empecilhos diante de alguns desafios como falta de capacitação dos professores, de investimento e infraestrutura. Por isso, frisamos a importância de uma boa avaliação e treinamentos antes de trazer um ensino tecnológico e disruptivo.

5 fatores-chaves da Educação Disruptiva

O blog da Iberdrola sintetizou esses fatores de acordo com a ONU.

  • Aposte numa formação precoce, isto é, garanta que seu aluno tenha acesso ao mundo digital;
  • Personalize a aprendizagem com o intuito de estimular o estudante a atingir seu máximo potencial;
  • Integre a inteligência artificial para melhorar o processo de gestão e análise de dados;
  • Impulsione o pensamento crítico com o objetivo de formar profissionais que saibam analisar e confrontar uma informação;
  • Reforce as habilidades digitais, principalmente se considerarmos que o futuro do trabalho é cada vez mais apostar na tecnologia, por isso a formação digital torna-se importante para que esses alunos possam ter acesso e conhecimento neste mercado de trabalho.

5 vantagens

1 – Aprendizagem ativa e prática

Ao inserir tecnologia no ambiente escolar, promove-se uma aprendizagem por meio da prática, pois, o aluno “aprende fazendo” incentivando o desenvolvimento de habilidades e competências.

2 – Educação inclusiva

Inserir uma educação disruptiva na escola simultaneamente também abrange um ensino mais inclusivo e estimula a diversidade, já que democratiza o ensino.

Assim, é possível atender as necessidades individuais dos estudantes.

3 – Otimização do tempo

Ao usar sistemas inteligentes para promover uma educação mais tecnológica, ela facilita e otimiza a rotina dos alunos e professores.

Além disso, um ambiente virtual de aprendizagem, por exemplo, agiliza o tempo ao dispor de relatórios de desempenho, métricas, lançamentos de notas e outras funcionalidades.

Por isso, convidamos você a conhecer o AVA Explica Mais, saiba mais sobre nossas funcionalidades:

https://www.youtube.com/watch?v=SKSnefx4Rwg&list=PLIe5brj447E6QaUJ8iRx-VBglcJkzIs4q

4 – Envolvimento da família

Usar a tecnologia também melhora o relacionamento da família que começa a acompanhar mais a rotina escolar do aluno, pois pode acessar as informações virtualmente.

Nesse sentido, a comunicação e relação dos pais com a escola é beneficiada e amplificada para melhor.

5 – Multidisciplinar

Uma formação multidisciplinar auxilia a aumentar as expectativas dos estudantes e possibilita que o aluno faça conexões de ideias e conceitos através de diferentes disciplinas.


;