O que são Leads?

Data de publicação: 22/05/2020

Os leads podem ser considerados uma das unidades mais valiosas das estratégias online.

Em nossa última publicação sobre construção de sites, você viu que para criar seu site é importante ter em mente qual objetivo você pretende alcançar através dele. Um dos possíveis objetivos que você pode almejar é a busca por mais clientes.

Seja em um site de comércio digital ou mesmo uma webpage institucional, a internet é um ótimo ambiente para encontrar potenciais clientes. E é aí que entra o conceito de lead. Um lead é um usuário da internet que demonstrou interesse prévio pelo seu produto ou serviço, através do cadastro em uma lista de e-mail, download de algum material, assinatura de newsletter, etc. Isso faz com que ele se torne um cliente propenso a chegar até o final do processo de compra, tornando-se um consumidor.

É importante identificar os leads porque:

  • É mais fácil fazer uma oferta a alguém que já demonstrou interesse pelo seu produto ou serviço, do que alguém que nem o conhece.
  • Se você conhece pessoas que se interessam pelo conteúdo que você aborda, a chance de você encaminhar um conteúdo relevante a elas é muito maior.

Para ficar mais claro, vamos dar um exemplo:

Digamos que você esteja navegando na internet em busca de mais informações sobre um novo modelo de celular. Você acessa alguns portais na web e encontra um que parece atender sua necessidades. Para não perder possíveis novidades sobre o aparelho celular que você busca, você cadastra seu e-mail no site, aceitando receber mais informações sobre ele.

A partir deste momento, o portal no qual você se inscreveu recebe os dados fornecidos voluntariamente por você, como nome, e-mail, celular, entre outros, além de uma informação muito importante: o seu interesse prévio em um produto que ele comercializa! Isso torna você muito mais próximo de concretizar a compra daquele aparelho celular do que alguém que não ainda não demonstrou interesse por ele.

Dessa forma, os esforços que aquela empresa empreenderá para convencer você a comprar o produto serão menores do que aqueles realizados para atingir um público que ainda não forneceu dados sobre preferências de compra.

Lead Tracking

Embora o cadastro dos visitantes do seu site seja um dado valioso, não adianta encerrar o acompanhamento deles no momento em que cedem o endereço de e-mail para você. É importante continuar avaliando os leads que você capta para entender qual o comportamento deles frente aos seus esforços de vendas.

Para isso, existem ferramentas que analisam o lead tracking, ou seja, identificam com qual frequência seus leads têm correspondido aos anúncios que você dispara e quais os assuntos mais buscados por ele. Assim, fica mais fácil identificar o perfil dos leads para enviar a ele somente conteúdos que os interessa.

Lead Score

O lead score é mais uma forma de conhecer afundo o perfil dos seus leads. Através de ferramentas implementadas nos sites, é possível criar um banco de dados com as informações fornecidas por clientes que preenchem seus formulários.

De acordo com alguns pontos relevantes, que normalmente são distintos para cada negócio, é possível gerar uma pontuação para os leads de forma que eles componham um ranking de pessoas que tem mais chance de serem fidelizadas pela empresa.

Por que é interessante ranquear seus leads? Porque aqueles que estiverem mais próximos do topo dela corresponde ao melhor público para você investir seus esforços. Eles são chamados de leads qualificados, ou seja, aqueles que apresentam maior potencial para se tornarem clientes fixos, pois tem mais interesse em seus produtos e serviços.

Lembre-se: Os leads são essenciais nas suas estratégias online

Hoje, a internet é um ambiente muito fértil para encontrar novos clientes e parceiros. Isso porque a grande maioria das pessoas habita esse ambiente em tempo integral, fazendo dele quase uma extensão de suas vidas no ambiente físico.

O problema é que, diferente do ambiente físico, não temos contato direto com esse público, o que impede que tenhamos uma percepção maior a respeito de seu perfil, seus desejos e anseios, diminuindo nossa capacidade de persuasão. Portanto, quanto mais informações conseguimos coletar das pessoas que se conectam com nosso negócio via web, mais ficamos preparados para fazer ofertas assertivas a elas.

Conhecer seus leads é, então, tão importante quanto atender pessoalmente quem chega a sua loja física, por exemplo. Utilize os dados coletados sobre o público que você conquistar através do seu site a seu favor para conseguir mais conversões e potencializar seus negócios!

Agora que você sabe o que são os leads e como você deve aproveitar as informações sobre eles, não perca mais tempo: crie seu próprio site na Webbiz e comece a obter mais resultados positivos em suas estratégias de negócio!


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