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3 formas para manter sua empresa durante a crise COVID-19

Data de publicação: 18/09/2020 13:49

Com seis meses de distanciamento social, o novo coronavírus vem causando um embate nas atividades das empresas no mundo todo, em especial no Brasil. A proibição da circulação de pessoas em locais públicos afetou e ainda afeta a procura por diversos tipos de serviços e produtos.

Em relação à economia, as empresas mais foram afetadas foram as de pequeno porte, que já enfrentam desafios para garantir um espaço considerável no mercado em tempos normais. Devido ao isolamento social, a única alternativa possível era o fechamento das portas de suas lojas físicas e a permanência em casa para evitar a propagação do vírus.

Embora atualmente a tendência seja uma flexibilização cada vez maior na quarentena, e ainda que os lojistas possam ter retornado às suas atividades (tomando todas as precauções necessárias), o fluxo de vendas ainda está longe do que se era comum.

Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar o seu negócio a enfrentar esse ano tão atípico e conturbado, com mais tranquilidade. Confira:

  1. Inove e aposte no delivery

Não importa o tipo ou tamanho do seu empreendimento, inovar deve fazer parte do seu vocabulário. Principalmente em momentos como a crise da COVID-19, é através da inovação que você conseguirá se manter de pé.

A necessidade da inovação não vem somente quando se precisa incorporar algo novo para seu negócio, ela pode servir quando se necessita descobrir novas maneiras para lidar com uma situação-problema e dessa forma, garantir uma solução mais rápida e menos agressiva aos fundos financeiros da empresa.

Para inovar no distanciamento social, aposte em técnicas que vão levar o seu negócio até o cliente. Uma das principais alternativas para isso é a internet. Se você ainda não tem seu próprio site, página em redes sociais ou outra plataforma online, cuidado: você já está atrasado!

Mas calma... ainda é tempo de corrigir esse descuido. Estar presente no ambiente digital é imprescindível, ainda mais durante épocas de distanciamento social.

Outra alternativa interessante, que já faz parte do dia a dia dos consumidores, é o delivery. Aposte na entrega em domicílio de produtos ou serviços para manter o vínculo com seus clientes. Desta forma, eles podem continuar aproveitando o que você tem a oferecer, no conforto (e segurança!) de suas casas, e seu negócio pode se manter em pleno funcionamento.

  1. Seja transparente com seus funcionários e se comunique com seus clientes

Até mesmo em tempos normais, buscar apoio daqueles que ajudam o seu negócio prosperar é fundamental. Durante a crise da COVID-19, é importante que todos saibam das estratégias e mudanças que você busca traçar para a sua empresa, sejam elas de mudança de horário, atendimento e até mesmo as medidas de segurança adotadas para a prevenção do vírus (seja de forma presencial ou não). Esteja sempre disposto a ouvir sua equipe de colaboradores e a entender cada caso, aceite sugestões e tente inserir o máximo que conseguir do que pode ajudar a todos.

A relação com os clientes também deve ser a mais próxima possível. Invista em comunicação e esteja presente onde seu público está. Mantenha o hábito de publicar novidade e informações relevantes em suas redes sociais, organize sua lista de contatos de clientes e direcione conteúdos relevantes às pessoas que podem se interessar pela sua marca.

  1. Aposte em um site

Um site personalizado pode ser uma excelente ferramenta para apresentar sua empresa na internet. Isso porque organiza as principais informações sobre sua marca, seus produtos e serviços, facilitando a navegação do público que se interessa por aquilo que você oferece.

Se negócio já tem um site ativo na web, este é o momento de deixa-lo ainda mais atraente. Considere acrescentar as funções de uma loja virtual ou ambiente EAD para oferecer produtos, serviços ou material informativo a seus clientes através da internet. Não se esqueça de vincular suas páginas em redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas ao seu portal, para ampliar as possibilidades de contato com sua marca.

E se você acha que ter um site é difícil ou caro, temos uma dica bônus! Através de um construtor de sites, você mesmo pode construir seu portal personalizado de um jeito fácil e econômico. Clique aqui para conhecer alguns construtores e suas opções de serviços para descobrir qual o melhor.

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