LOGIN AVA

Você é cringe? Saiba como identificar cada geração!

Data de publicação: 14/03/2024

O termo cringe teve um aumento expressivo de buscas no Google e ganhou repercussão na internet nas últimas semanas. Assim, na tradução livre, significa “algo vergonhoso”.

Nesse sentido, cringe reflete um conflito entre as gerações Y e Z em relação a costumes e atitudes.

Você é cringe? Saiba como identificar cada geração!

Baby Boomers (1940 – 1960):

Momento histórico

Possui esse nome em referência ao aumento no número de nascimentos de bebês após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Por isso, é uma geração que contribuiu para a reestruturação do mundo pós-guerra.

No Brasil, o país estava passando por uma fase otimista com o Plano de Metas do presidente JK com o slogan ’50 anos em 5′ que tinha o intuito de ampliar a economia, o transporte, a infraestrutura, a indústria de base e a educação.

Comportamento

É uma geração que valoriza o trabalho, o casamento, a fidelidade, a estabilidade financeira e prioriza a compra de carro e casa própria. Além disso, por não crescerem num ambiente acelerado com os avanços tecnológicos, possuem medo da inovação. Contudo, é uma geração responsável por iniciar as lutas por direitos civis envolvidos no espírito coletivo e combativo.

Na ficção

Indicação de série: Coisa Mais Linda, a série da Netflix se passa nos anos 50 do Rio de Janeiro, época marcada pela ascensão do samba carioca, bossa nova e valorizações dos bons costumes.

Personagem: Ben do filme Super Estagiário é um típico Baby Boomer que aos 70 anos decide voltar a trabalhar, mas como um estagiário sênior em um site de moda. No decorrer da história, Ben precisa aprender as novas tecnologias para se adaptar ao mercado.

Geração X (1960 – 1980):

Momento histórico

A geração X já vivencia uma fase não tão otimista, pois passam pela Guerra Fria e no Brasil, essa época é marcada pela ditadura militar.

Comportamento

Alguns traços do comportamento são semelhantes ao Baby Boomers como busca pela estabilidade na carreira e na vida financeira. Entretanto, é uma geração com traço mais individualistas e competitivos, além de serem os motores da globalização e desenvolvimento tecnológico.

Na ficção

Indicação de filme: Somos Tão Jovens conta a história do cantor Renato Russo, da banda Legião Urbana, e retrata o cenário musical brasileiro e social do Brasil nos anos 70.

Personagem: Ray Kroc do filme Fome de Poder pode ser considerado da Geração X pela visão ampla de mercado, pela individualidade e competitividade.

Geração Y – millennials (1980 – 1995):

Momento histórico

Podem ser chamados de millennials, pois cresceram na “virada do milênio” e tiveram contato com a revolução tecnológica, além de viverem uma época de prosperidade econômica. Por isso, essa geração foi a última a conhecer um mundo sem internet, pois acompanharam o nascimento de um mundo tecnológico com informações sendo circuladas em segundos. Além disso, o Brasil estava passando por uma redemocratização pós Ditadura Militar.

Comportamento

É uma geração mais ávida pela inovação, priorizam a sustentabilidade, principalmente, o consumo consciente e, por crescerem com a chegada da internet, são mais imediatistas. Além disso, são mais flexíveis às mudanças, gostam de se engajar em causas sociais e não se apegam tanto à estabilidade financeira como as gerações anteriores.

Na ficção

Indicação de filme: Os Estagiários, na trama os protagonistas conhecem um mundo mais tecnológico do que estão acostumados, pois, as funções de um computador podem ser acessadas num dispositivo que cabe no bolso: o celular.

Aliás, os personagens são a cara desta geração que adoram cultura pop dos anos 2000 e se adaptam as inovações do mercado.

Personagem: Phoebe da série Friends possui algumas características da geração Y como preferência pelo consumo consciente e é uma ativista das causas sociais.

Foto: GIPHY

Geração Z (1995 – 2010):

Momento histórico

Essa geração já nasceu nesse mundo conectado pelas tecnologias digitais, por isso possuem mais familiaridade com dispositivos móveis e internet. Além disso, no Brasil, puderam vivenciar uma época de prosperidade econômica e concomitante uma polarização política extrema. Por isso, são pessoas que se engajam facilmente em questões políticas e possuem mais senso crítico às questões sociais.

Comportamento

São conhecidos como ‘nativos digitais’, pois estão conectados o tempo todo nas redes sociais. Ademais, são mais ágeis, multitarefas, conseguem consumir uma grande quantidade de informações e se mobilizam em movimentos contra machismo, racismo e homofobia. Nesse sentido, estão mais ligados à luta por diversidade e inclusão, além de serem a geração com mais insegurança com o futuro.

Na ficção

Indicação de série: Sex Education, da Netflix, trata de diversos assuntos enfrentados na adolescência da Geração Z e debatem sobre um grande tabu para as outras gerações: sexo. Além disso, a trama também aborda assuntos sobre orientação sexual e identidade de gênero.

Personagem: Devi, da série Eu nunca…., uma adolescente totalmente desta geração que precisa lidar com problemas familiares, escola, manter as amizades, desilusões amorosas e preocupações com a aparência tudo ao mesmo tempo.

cringe

Foto: Pinterest

Geração Alpha (nascidos a partir de 2010):

Momento histórico

Batizada com o nome da primeira letra do alfabeto grego, essa geração é a primeira a ter nascido totalmente no século XXI. Além disso, já nasceram totalmente imersos na tecnologia.

Comportamento

Assim como a Z, essa geração também está em constante contato com a internet e a previsão para o futuro é de que cada vez fiquem imersos nos avanços tecnológicos. Além disso, os Alphas pertencem a um momento de mudanças na educação como, por exemplo, adoção do Novo Ensino Médio e de metologias ativas nas escolas.

Na ficção

Indicação de filme: Extraordinário, o protagonista Auggie Pullman é um garoto que nasceu com uma deformidade facial e precisou passar por 27 cirurgias plásticas. Aos 10 anos, ele finalmente começa a frequentar uma escola regular e enfrenta diversos preconceitos pela aparência, mas o filme deixa uma lição de moral valiosa.

Personagem: Riley do filme Divertida Mente, uma garota de 11 anos que experimenta diversas emoções e nesta história, o espectador consegue acompanhar tudo que acontece em sua cabeça.

cringe

Foto: Pinterest

LEIA MAIS


;