LOGIN AVA

Profissões na pandemia: quais se destacaram?

Data de publicação: 14/03/2024

Diversas profissões na pandemia passaram por adaptações e mudanças, mas quais ganharam destaque? Selecionamos algumas áreas que foram impulsionadas neste período.

A maior parte do mercado de trabalho teve que reconfigurar as funções para o home office, por isso algumas profissões que mexem com tecnologia conseguiram se adaptar melhor.

Contudo, a área de saúde e ciência foram as mais requisitadas e necessárias para auxiliar no combate e tratamento da doença.

Além disso, muitas empresas foram para o home office e pretendem se manter deste modo, pois avaliaram que a equipe conseguiu se adaptar facilmente.

Com o avanço da vacinação, alguns negócios foram voltando ao normal, enquanto outros estabeleceram um trabalho híbrido: o funcionário trabalha alguns dias em casa e outros, no escritório.

Profissões na pandemia: quais se destacaram?

De acordo com a base de dados do PageGroup e Vagas.com quatro áreas se destacaram:

1 – Saúde

Como citamos acima, profissionais de saúde foram extremamente necessários na pandemia e continuam sendo a medida que avança a vacinação e surge novas cepas do vírus.

Profissões: médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e farmacêutico.

2 – Tecnologia

Não apenas o mercado da tecnologia cresceu, como também ficamos mais dependentes dela, principalmente por conta do home office, encontros virtuais e aulas a distância.

Profissões: desenvolvedor de software e analista de sistemas.

3 – Logística

Com a pandemia, o isolamento social e quarentena foram medidas protetivas, por isso o consumo online e pedidos de entrega aumentaram.

Nesse sentido, o setor do e-commerce, por exemplo, foi um dos setores que mais cresceu durante esse período.

Profissões: operador de empilhadeira, entregador e auxiliar de carga e descarga.

4 – Construção civil

Apesar de ser uma área em que não notamos tão evidentemente o crescimento, a pesquisa aponta duas razoes para seu destaque:

  • Em 2020, os bancos diminuíram o custo do crédito imobiliário, porém agora os juros voltaram a subir gradualmente;
  • As pessoas que foram para o home office tiveram que adaptar algum cômodo da casa para acomodar sua rotina de trabalho.

Profissões: mestre de obras, pedreiro e ajudante de pedreiro.

E a área de comunicação?

Os profissionais de comunicação também pode ser considerados como destaque, principalmente a área de marketing digital.

Como as empresas tiveram que reestruturar a forma de se comunicar com o público e investir na publicidade digital, os profissionais de marketing como analista de tráfego, social media, publicitário foram importantes para essa reconfiguração.

Além disso, o jornalismo também intensificou seu papel de combate a desinformação e fonte de credibilidade.

Os noticiários dedicaram grande parte da cobertura jornalistica para trazer assuntos relacionados a pandemia.

Destaque também para profissionais de educação a distância

Professores e analistas de educação a distância já estavam mais preparados para o ensino remoto, pois trabalhavam com essa modalidade antes da pandemia surgir.

Esses profissionais já tinham um plano de aulas e atividades criadas especificamente para o ensino virtual.

Enquanto, os educadores do ensino presencial precisaram adaptar totalmente a rotina escolar para as telas do computador e celular.

Aliás, o ensino híbrido ganhou espaço na agenda escolar e diversas instituições de ensino estão começando a adotá-lo, até mesmo nas faculdades.

5 profissões em alta em 2021 [link]

O blog da Explica Mais possui duas categorias, uma dedicada aos estudantes e outra específica para gestores e educadores.

Nesse sentido, indicamos uma matéria elaborada para os professores que podem te ajudar na escolha profissional.

Além de encontrar as 5 profissões em alta, você também pode conferir as melhores faculdades da área, de acordo com o MEC. Acesse no link acima.


;