LOGIN AVA

A orientação profissional é importante para os alunos que estão terminando o 9º ano e ingressando no Ensino Médio, pois é nesse período que eles começam a questionar qual carreira pretendem seguir.

Alguns alunos já sabem o que vão fazer, todavia muitos estudantes possuem muitas dúvidas e inseguranças sobre qual caminho seguir.

Em vista disso, a orientação vocacional pode auxiliar nesse processo tão decisivo na vida dos alunos.

Além disso, vale ressaltar que a orientação profissional não são apenas testes, mas envolve técnicas para identificar quais aspectos do indivíduo corresponde a uma profissão.

Como as escolas podem ajudar na orientação profissional?

Para a analista de carreiras Alline Ovelar, a escola pode utilizar seu espaço para promover discussões sobre essa escolha, assim o aluno pode compreender o porquê de ter uma profissão, como ela impacta na sociedade, qual diferença ele pode fazer e como administrar os conflitos na sua nova fase de vida.

Quanto mais informações o aluno tiver sobre o mercado de trabalho e mais ele se autoconhecer, menos insegurança ele vai ter ao escolher uma profissão.

Portanto, é necessário que o estudante saiba quais as possibilidades de caminho da profissão desejada, pois ao optar por engenharia, por exemplo, isso implica em pensar qual das engenharias ele pretende trabalhar.

Por isso, os professores “mais do que ensinar conteúdos para passar no vestibular, podem contribuir com informações sobre o mercado de trabalho e sobre as profissões e seus diversos segmentos de atuação”, sugere Alinne.

Veja aqui alguns livros gratuitos sobre o tema feitos pela ABOP – Associação Brasileira de Orientação Profissional!

Os pais também fazem parte dessa escolha profissional!

O auxílio dos pais é muito importante nessa escolha da profissão, pois ajuda a reduzir a ansiedade e insegurança dos filhos.

“Os pais podem auxiliar e acompanhar os filhos nas pesquisas, no levantamento de habilidades e interesses que o filho já demonstra possuir, mostrando a realidade deles em suas áreas ou facilitando participação em eventos ou em encontros com amigos que atuam nas áreas que o filho mostrou interesse”, indica Alinne.

Proporcionar segurança e confiança para os filhos nesse momento contribui para que eles possam tomar uma decisão mais assertiva e tranquila.

Além disso, “eles podem orientar os filhos de forma neutra e sem impor seus sonhos ou frustrações, já basta a pressão que enfrentam”, acrescenta Alinne.

Atividades que os professores podem fazer para ajudar os alunos na orientação profissional.

Alinne sugere algumas atividades que envolvam profissionais de diversas áreas como:

  • Talk show com perguntas e dúvidas dos próprios alunos;
  • Feiras de profissões mostrando a diversidade de ações que o aluno pode realizar e de segmentos que, mesmo em uma formação, ele pode alcançar;
  • Visitas técnicas ou um período acompanhando um profissional vendo o que ele faz e como faz;
  • Atividades que desenvolvam as habilidades necessárias para o mercado de trabalho: liderança, comunicação, trabalho em equipe, resolução de problemas, criatividade, feedback etc.